Translate

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012


DO PLANO AO ESPAÇO NA ARTE DA FIBRA:

A CULTURA DA FIBRA.

CAPÍTULO 1.

1.0 CLASSIFICAÇÃO DA ARTE TÊXTIL.

ARTE PARA OS GREGOS ERA TÉCHNÉ: TÉCNICA.

Sentimos a necessidade de classificamos as diversas modalidades existentes na Arte Têxtil contemporânea, a fim de preenchermos a lacuna que sentimos existir nesse campo das artes plásticas. Essa classificação se baseou na premissa original da arte ocidental, da arte classificada segundo a técnica enpregada na sua construção.

1.0. CLASSIFICAÇÃO DA ARTE TÊXTIL:

1.1 TAPEÇARIA.

O nome Tapeçaria classifica todas as obras têxteis desenhadas por um artista e confeccionadas manualmente com forma geométrica e superfície plana, utilizando muitos tipos de materiais têxteis como algodão, lã, seda, prata e ouro, entre outros, em uma única técnica traditional como bordado sobre tela ou tecelagem de tear manual, entre outras, sendo produzida para ser exposta na parede.
1.2 ARTE DA FIBRA [FIBRE ART, FIBER ART].

Várias técnicas e materiais das artes, adaptadas por um artista.


O nome Arte da Fibra classifica todas as obras têxteis resultantes da pesquisa pessoal de um artista, produzidas manualmente utilizando técnicas têxteis, nas mais variadas formas, com qualquer tipo de superfície e com muitos tipos de materiais têxteis, entre outros materiais não têxteis; ou resultante da mistura de vários tipos de materiais, com vários tipos de técnicas oriundas das tradicionais técnicas têxteis ou utilizando novas técnicas inventadas por seu autor e produzidas com ajuda de qualquer tipo de instrumento, para serem expostas espacialmente, nas paredes, no piso ou em qualquer outra superfície.

A Arte da Fibra contemporânea, sempre executada manualmente, utiliza muitos tipos de materiais têxteis como algodão, lã, seda, prata e ouro, entre outros não têxteis, como vários tipos de plásticos, vários tipos de papelão e papel, vários tipos de metais, entre outros, empregando as mais variadas técnicas, individualmente ou misturadas, obras produzidas para serem expostas de várias maneiras, espacialmente ou sobre várias superfícies.

 1.3 ARTISTA TÊXTIL [TEXTILE ARTIST].

Chamamos de Artista Têxtil aquele que utiliza ou utilizou as técnicas presentes na Arte Têxtil da Tapeçaria. O Artista Têxtil pode ser igualmente Artista Plástico: pintor, escultor, gravador, sendo que a Arte Têxtil participa apenas parcialmente de sua obra. Citamos como exemplo o conhecido pintor nipo-brasileiro Manabu Mabe, que reproduziu muitas de suas notáveis abstrações em Tapeçarias bordadas manualmente. O Artista Têxtil pode igualmente evoluir e se tornar Artista da Fibra, participante da Cultura da Fibra, sendo que o Artista Têxtil participa da dita, Cultura Têxtil.

1.4 ARTISTA DA FIBRA [FIBER ARTIST or FIBERARTIST].

Chamamos de Artista da Fibra aquele que utilizou ou utiliza as principais técnicas e materiais da Arte da Fibra, e que participou ou participa das principais mostras da Cultura da Fibra, nacional e internacioanlmente, especialmente das exposições com júri, entre outras, coletivas e individuais. O Artista da Fibra pode ser igualmente Artista Plástico: pintor, escultor, gravador, sendo que a Arte da Fibra participa apenas parcialmente de sua obra. Citamos como exemplo a conhecida gravadora e destacada Artista da Fibra nacional e internacional, Zoravia Bettiol; e o conhecido pintor Jacques Douchez, destacado no primeiro grupo do Atelier Abstração de Samson Flexor, destacado nacional e internacionalmente na Cultura da Fibra Brasileira.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário