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sexta-feira, 27 de junho de 2014

BIOGRAFIA: STOLZL, Güntha Stadler (1897-1983).


BIOGRAFIA: STOLZL, Güntha Stadler (1897-1983).

A artista que foi uma das precursoras da Arte da Fibra, denominação atribuída às obras Abstratas nas técnicas têxteis, que ultrapassaram o limite entre as ditas, Artes Aplicadas, para se inserirem como expressão plástica individual nas Artes Eruditas.

Güntha Stadler Stolzl nasceu em Munique (Alemanha) e morreu em Kusnacht (Suíça). A artista formou-se na Escola de Artes Decorativas (Munique, 1914-1916). Durante a I Guerra Mundial, Stolzl trabalhou como enfermeira para a Cruz Vermelha, em um hospital na zona de evacuação do conflito (1916-1918). Depois a artista retomou seus estudos interrompidos na Bauhaus (Weimar, 1919-1925), onde foi aluna de Johannes Itten (1888-1967) e de Paul Klee (1879-1940). Güntha estudou no Ateliê de Tecelagem e foi aprovada como tecelã (1922-1923). As primeiras obras têxteis criadas por Stolzl foram tecidas sob a influência do ensino de Klee; no entanto, toda a escola se estruturou inserida no pensamento arquitetônico de Walter Gropius (1883-1969), cuja ênfase foi na verdade dos materiais e na construção desta verdade na obra individual. A aplicação prática desta teoria produziu mudança radical e conceitual: obras revolucionárias surgiram das oficinas de tecelagem da Bauhaus, das mãos de Annie Albers (1899-1994), Otti Berger (Croácia, 1898 - Auchwitz, 1944) e Güntha Stadler-Stolzl, as mais brilhantes artistas nas técnicas pioneiras, na expressão da modernidade nas obras têxteis.

Stolzl se tornou docente da Bauhaus (out., 1925 – set., 1931); e passou ao cargo de mestre-artesã e chefe da tecelagem da escola (abr., 1927). Posteriormente, a artista estabeleceu ateliê conjunto com Gertrud Presswork e Heinrich-Otto Hurlimann, que formaram o grupo Ontas. Hurligman logo se afastou da sociedade e G. Stadler Stolzl fundou a empresa de tecelagem manual S-H Stoffe (Zurique, 1933), com o objetivo de desenvolver projetos de tecidos manuais especiais para mobiliário além de tapetes, voltados para projetos especiais de arquitetura, quando a artista desenvolveu-os privilegiando a técnica manual dita, gobelin (1950-1983). A artista continuou por toda a vida a realizar obras tecidas em técnicas de tear. G. S. Stolzl morreu na Suíça.

A artista foi, junto com Annie Albers, um dos maiores destaques na Arte Têxtil desenvolvida a partir do ensino da Bauhaus e influenciou o caminho desta arte, a partir da peça única até o mais moderno projeto industrial. G. Stadler-Stolzl traduziu nas suas obras têxteis a moderna estética criativa dos cursos de J. Itten e de P. Klee, com obras que fazem parte das mais marcantes criações nas técnicas têxteis inovadoras de tecelagem como forma de arte.



REFERÊNCIAS SELECIONADAS:


CATÁLOGO.DROSTE, Magdalena. Bauhaus, Bauhaus Archiv, 1919-1933. Taschen, 2000, p. 253.


CATÁLOGO. HERZOGENRATH, W. 50 Jahre Bauhaus. Tradução de Karl Georg Bitterberg. Stuttgart: Institut für auslandsbesiehungen, 1968,.251p.: il., p. 244.


CONSTANTINE, M: LARSEN, J. L. Beyond Craft: The Art Fabric. New York, Cincinnati, London, Toronto, Melbourne: Van Nostrand Reinhold, 1973. 293p., il., algumas color., pp. 15-17.


DICIONÁRIO. CHILVERS, I. Dictionary of 20th century art. Edited by Ian Chilvers. Oxford: Oxford University Press, 1998. 670p., p. 211. (Oxford reference)


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