Translate

quarta-feira, 2 de maio de 2012

ARTE TÊXTIL RUSSA ANTIGA (Séculos XIV–XIX).



ARTE TÊXTIL RUSSA ANTIGA (Séculos XIV–XIX).
 


Desde a antiguidade as conexões russas permitiram o trânsito constante de têxteis de qualidade, vindos do leste bem como do oeste. As coleções do Kremlin possuem exemplares de roupas eclesiásticas e seculares, do século XIV ao XIX; são trajes completos, feitos de tecidos bizantinos, italianos, espanhóis, franceses, iranianos, turcos e chineses. Nas mãos experientes dos antigos artesões russos, esses têxteis foram transformados em roupas para o clero e a nobreza.



Os tecidos importados, os damascos, cetins e tafetás de seda pura eram presentes ou prêmios: sobre esses tecidos, foram elaborados preciosos bordados, usando fios de ouro, prata e aplicações de pérolas e pedras preciosas. Nos séculos XVI e XVII os tecidos italianos se tornaram muito populares na Rússia; a coleção de vestes do Kremlin possui vários exemplos de peças confeccionadas com tecidos vindos dos grandes centros italianos produtores de seda e veludo de seda – Veneza, Florença e Gênova. Alguns tecidos foram fabricados em teares manuais, não somente com fios de seda, mas também com fios de ouro e prata na trama: o veludo era menos valorizado, porque usava fio de algodão no urdume (v. Tecelagem). Com esses têxteis preciosos foram elaboradas roupas eclesiásticas, como a capa (Phelonium), inteiramente bordada sobre veludo turco com cetim, renda, fios de ouro, pedras preciosas e pérolas, usando as técnicas de tecelagem e bordado com agulha, peça que foi confeccionada pela oficina de têxteis da princesa Bodaryna P. A. Romodanovskaia e doada para monastério moscovita (1680). Vestes eclesiásticas para os bispos (Sakkos), como a de brocado de seda bordada com contas de vidro (murano italiano), fios de ouro e prata, com botões de prata e sininhos de prata no acabamento das mangas, foi presenteada ao Monastério dos Milagres (Moscou, 1780). Ainda a mitra, peça colocada como coroa na cabeça dos religiosos, feita de brocado de ouro, decorada com medalhões esmaltados com as figuras de Cristo e de São João Batista, entre outras, aplicados sobre o tecido inteiramente rebordado em relevo, com pérolas de vários tamanhos formando desenhos florais rebuscados, na peça do começo do século XIX.


Uma exposição mostrou as preciosidades descritas acima e muitas mais: os ícones, as armas e armaduras, acessórios equestres cerimoniais, as peças de prata européia e as peças russas em ouro e prata, além de têxteis, vestes eclesiásticas e roupas da nobreza confeccionadas com tecidos e bordados preciosos. A mostra Tesouros do Kremlin apresentou centenas de peças, selecionadas por sua beleza, perfeição artesanal e riqueza ímpar na arte russa; a preciosa coleção, registrada em detalhado catálogo, esteve em exposição no Museu Metropolitano de Arte (Nova York, 19 maio – 02 set.); e itinerou ao Grand Palais (Paris, 12 out., 1979 - 07 jan., 1980; v. Arte Sacra Russa Antiga, c. 1562-1707).(CHERNUKHA, et al.,1979).



REFERÊNCIA SELECIONADA:



CATÁLOGO. CHERNUKHA, E. P.; RAGGIO, O.; SALET, F. (Orgs.) TSUKANOV, M. P.; MONTEBELLO, P. (Forewords). NASIBOVA, A. S.(Introd.). ZONOVA, O. V.; MARTYNOVA, M. V.; LARCHENKO, M. N.;KIRILLOVA, L. P.;VISHNEVSKAIA, I.I.; MAIASOVA, N. A. MARKOVA, G. A. Treasures from the Kremlin. New York: The Metropolitan Museum of Art Harry N. Abrams, 1979, 223p., il.: 124 p.,il. color, outras il., index de nomes. 22 x 24,5 cm.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário