Translate

quarta-feira, 26 de março de 2014

BIOGRAFIA: ARCIMBOLDO, Giuseppe (1527-1593).

 

BIOGRAFIA: ARCIMBOLDO, Giuseppe (1527-1593).


Arcimboldo nasceu em Milão; ele começou a trabalhar junto com seu pai como mestre-vidreiro, na confecção dos vitrais da catedral Il Duomo (Milão). O artista desenhou cartões para uma série importante de tapeçarias (1558-), conservadas na catedral de Como, na Itália, em cujas bordas desenhou as intrincadas decorações à moda maneirista, que mais tarde o notabilizaram. Arcimboldo inspirou-se no bizarro na natureza, influenciado pelo maneirismo das Escolas do Norte e do Gabinete das Maravilhas [Wunderkammer], com sua coleção de entes bizarros e curiosidades naturais. O artista foi chamado pelo imperador Ferdinando I para sua corte (Praga, 1562-). Arcimboldo tornou-se protegido dos imperadores Maximiliano II e Rodolfo II: este último nomeou-o Conde Paladino (1591).
 
O estilo pictórico único de Arcimboldo, foi denominado de Capricho [capricce] e caracterizou- se pela composição intrincada de várias frutas e flores, vegetais, legumes e grãos, na representação pictórica de elementos naturais. Na forma da composição do artista tornavam-se alegórias de figuras humanas, com dupla leitura visual. De longe, podemos avistar a figura humana, com o rosto em perfil; ao nos aproximarmos, visualizamos que este rosto foi construido inteiramente com legumes e materiais naturais, como por ex., quando os dentes da figura foram formados com grãos de ervilhas, entre outras representações originais. O artista compôs desta maneira sua mais famosa série de obras, As Estações: Arcimboldo pintou em meados do século XVI os quadros Primavera, Verão, Outono e Inverno (1563-). Estas suas obras foram as mais divulgadas no século XX, sendo que o Verão (Kunsthistoriches Museum, Viena), destaca-se por suas cores de tonalidades quentes e encontra-se reproduzida (GAUNT, 1973); o Inverno (1573, Musée du Louvre, Paris), destaca-se por suas cores frias, com o predomínio da acidez dos tons verdes esmaecidos e amarelados. Seguiu-se outra série importante de obras, Os Elementos (1566).

 
Arcimboldo participou das artes no século XX, tendo sido um dos artistas que o Surrrealismo de André Breton ressuscitou, na sua primeira fase, apoiada na literatura e pintura antiga. Destacamos a característica da dupla visão na obra de Arcimboldo: a duplicidade alegórica, foi uma das principais características evidenciadas na obra de outro Surrealista, o enigmático Salvador Dali (1904-1989). Citando PIERRE (1983), a obra de Arcimboldo não procede pela metáfora, mas sim pela metomínia celebrada pelo movimento, que justifica a inserção da originalidade única de Arcimboldo como artista precursor das modernas vanguardas artísticas.(V. imagens das obras de Arcimboldo, abaixo, depois dos textos).

 

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:


 
CATÁLOGO. ADES, D. Dada and Surrealism Reviewed. Introduction by David Syilvester and supplementary essay by Elizabetn Cowling. London: the Authors and the Art Council of Great Britain, Hayward Galleries, 1978. 475p.: il., p. 325.

 

PIERRE, J. L'Univers Surréaliste. Paris: Éditions d'Art Aimery Somogy, 1983, p. 301.


 

GAUNT, W. Los Surrealistas. Barcelona: Labor, 1973, p. 55.

Nenhum comentário:

Postar um comentário